terça-feira, 12 de abril de 2011

Celso Cardoso: Jornalista vai a FMU e fala sobre o Jornalismo Esportivo

Como já comentei no post abaixo, Celso Cardoso foi hoje no auditório Ulisses Guimarães da FMU, dar uma palestra sobre o jornalismo esportivo, com enfâse na Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. Para quem não sabe quem ele é, este é apresentador do programa Gazeta Esportiva, na Gazeta (obvio!). Ele foi muito descontraido e falou que adora falar com alunos, pois quando ele fazia faculdade e aparecia alguém com muita experiência ele achava muito legal (como eu também achei), pois, mostrava o que ele possivelmente  poderia encarar na sua profissão.
Sobre a Copa, tiveram muitas perguntas, e então ele foi claro ao dizer que o Brasil não tem estrutura para sediar uma copa, acha que o evento poderia melhorar algumas coisas como o ramo de hotelaria, talvez o transporte, segurança, e já que isso não é mudado naturalmente porque não acontecer por causa desse evento? E com essa questão ele acabou mudando o seu pensamento e concordando um pouco com a ideia. Chegou a usar o exemplo da África que 3 anos antes da copa já estava muito adiantado para portar o evento, e o Brasil que desde 2007 foi escolhido, e por enquanto só tem um terreno, ou ideias. Mas é inevitável e a copa será aqui mesmo, e então ele soltou a frase "Rolou a bola, 98%, esquece a segurança, transporte e tudo mais".
Outro ponto importante foi sobre o Morumbi, que talvez não irá participar da Copa, e causou muita polêmica e então ele falou que realmente concorda, pois, o Morumbi encontra-se em um lugar que não tem uma boa localização em termos de acesso, usou o exemplo do show do U2, onde os estacionamentos custaram cerca de  R$ 100,00 em um show, imagina na copa. E outros meios de transporte, como o metrô, e que também há poucos pontos de taxis, ou circulação de ônibus.
Sobre a rotina do seu trabalho, Celso explicou que tem cinco equipes de reportagem, que buscam notícias constantemente, e como o Brasil é o pais do futebol, sempre há notícias, e também vem de agências do exterior, então todas essas vão para a reunião de pauta, onde eles constroem matérias e etc. E também citou que não gosta de focar apenas ao futebol, pois, o seu programa chama-se Gazeta Esportiva e acha que também deve noticiar sobre outros esportes.
aos jornalistas Celso deu grandes dicas, falando que persistência e competência é o que leva qualquer um a se dar bem na carreira, pois, existem aqueles que querem desistir no primeiro não, e é nessa hora que deve-se correr ainda mais do seu objetivo, pois, se você é bom não há nada que atrapalhe. E defendeu a ideia " Jornalismo se aprende e aprende em uma faculdade", indo contra aqueles que não possuem diploma para exercer a profissão.
Em meio a tantas perguntas, Celso comentou também a volta de grandes craques ao Brasil, e que essa volta só acontece porque atualmente o futebol aqui, está pagando bem, então mesmo que lá no exterior tenha menos jogos, um salário e uma vida mais tranquila, acabam voltando apenas pelo dinheiro.
Chegou a falar de exemplos de alguns jornalistas esportivos, "50% dos jornalistas pensam que estão são Deus, os outros 50% tem certeza". E por o futebol ser algo muito apaixonante a questão de alguns profissionais declararem o seu time, acaba perdendo um pouco a palavra para alguns torcedores ao falar de outro time, por isso prefere não ter nenhum lado e assim ser respeitado por todas as torcidas.
E assim por volta de 11:15, foi encerrada a palestra, os alunos ainda ficaram com muitas perguntas, mas creio que todos gostaram muito, como prova disso o montinho criado em volta dele depois da palestra. haha


by Jaque Berto

2 comentários:

Debora Caproni disse...

foi muito boa a palestra dele meu depois tenho q te passar as gravações so q eu perdi o cabo do celular! ¬¬

Garotas do Esporte ;) disse...

HAHAHAHAHAHA

 
©2007 '' Por Elke di Barros